sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Metrô Curitiba o que vai mudar.

Bom dia a todos
Como é de conhecimento de todos o metrô de Curitiba vai sair mesmo, porém terá uma parte subterranêa e outra elevada conforme publicado no site.
Informações tirada do site http://www.metro.curitiba.pr.gov.br/
A Prefeitura de Curitiba abre este espaço para receber contribuições para o projeto da primeira linha do Metrô Curitibano, do CIC Sul ao Santa Cândida, denominada Linha Azul. Todos podem participar por meio deste site que estará no ar do dia 2 de setembro de 2009 a 31 de outubro de 2009. As contribuições aqui cadastradas poderão ser utilizadas para a elaboração do edital de licitação da PPP (Parceria Público-Privada) do Metrô Curitibano. A sua colaboração poderá ser ainda melhor se você conhecer as informações disponíveis sobre a Rede Integrada de Transporte, o traçado proposto para a Linha Azul, a demanda de passageiros e outros aspectos técnicos. E é bem simples. Basta clicar no ícone Consulta Pública e escolher a ficha de cadastro que se encaixa ao seu perfil – pessoa física (para qualquer cidadão) ou empresa (pessoa jurídica). Cadastre-se e dê a sua colaboração. Você também poderá anexar um arquivo. Neste momento estão sendo elaborados os Estudos e Projetos de Engenharia, Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-RIMA), bases para o Projeto Executivo e início de implantação das obras da Linha Azul. Até o dia 31 de outubro, quando este site estará aberto para colaborações, novas informações poderão ser disponibilizadas, conforme a evolução dos estudos em andamento.Informe-se, sugira, proponha, participe da construção do modelo para o Metrô Curitibano.
PROPOSTA


Essa transição deverá acontecer em bases seguras, com ampla discussão e avaliação dos impactos provocados pela mudança adotada, levando-se em conta o zoneamento da cidade, o uso e a ocupação do solo, o meio ambiente e a paisagem da cidade e seu entorno metropolitano.É necessário definir o conceito, a tecnologia e os meios de implementar essa nova tecnologia. A construção de um metrô clássico, por exemplo, envolveria muitas desapropriações e uma escavação profunda. Curitiba, no entanto, tem uma grande vantagem, pois possui as canaletas dos ônibus expressos e o uso do solo hierarquizado.A escolha da alternativa de um novo modal é uma das decisões mais importantes do planejamento urbano atualmente. A opção entre a manutenção do ônibus ou sua substituição por trilhos em alguns dos eixos estruturais da cidade influencia diretamente o papel que o transporte tem para a vida e a evolução da cidade. Na análise, é necessário incluir as características físicas, ambientais, econômicas dos modais estudados e também a qualidade do serviço, a atratividade para os usuários, além dos impactos no trânsito.Mesmo com a adoção de um sistema sobre trilhos, os ônibus não desaparecerão do sistema, serão apenas substituídos em algumas linhas pelo novo modal.Esse novo modal deverá ser mais atrativo e competitivo que o transporte individual. Deverá também proporcionar maior conforto e segurança aos usuários, além de propiciar ganhos ao meio ambiente.A partir destas considerações, técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, da URBS – Urbanização de Curitiba S.A., e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU(1), elaboraram os estudos preliminares para implantação de um sistema de metrô no Eixo Norte – Sul, entre o futuro Terminal CIC Sul e o Terminal Santa Cândida.(1)A CBTU, empresa vinculada ao Ministério das Cidades desde 2003, é gestora da execução de ações no campo dos sitemas de trens urbanos e metrôs, e parceira da Prefeitura de Curitiba neste projeto, através de Convênio firmado em 2001.
PRINCIPAIS PREMISSAS PARA A ESCOLHA DE UM NOVO MODAL–O novo modal deverá fazer parte da Rede de Transporte existente;–A tarifa do novo modal deverá ser a mesma cobrada no restante da RIT – Curitiba;–Deve ter maior poder de atratividade ao usuário do automóvel;–Deve utilizar sistema menos poluente.
BENEFÍCIOS ESPERADOS DO NOVO MODAL–Melhoria geral da mobilidade;–Redução dos níveis de poluentes no ar;–Redução dos níveis de ruído;–Redução dos tempos de viagem dos usuários do transporte e dos automóveis;–Redução do número de acidentes de trânsito;–Maior atratividade ao usuário do automóvel;–Conforto e segurança do usuário;–Possibilidade de requalificação da paisagem urbana;–Implantação de ciclovias;–Implantação de calçadão para pedestres;–Arborização das áreas remanescentes;–Implantação de equipamentos de playground;–Implantação de quiosques comerciais;–Implantação de áreas de convivência.DEMANDA DE PASSAGEIROSA tabela a seguir apresenta as demandas existentes nas estações do Eixo Norte-Sul, considerando o sistema de ônibus biarticulado atual, e a estimativa de demanda para a Linha Azul do Metrô Curitibano, tendo como data de início de operação o ano de 2014. Essa projeção foi elaborada atribuindo-se um incremento de 20% no número de passageiros transportados atualmente, considerando a implantação da Linha Verde na BR-476, o crescimento populacional em Curitiba e Região Metropolitana, além da atratividade do novo sistema.
TRAÇADO
A Linha Azul terá 22 km de extensão, ligando o futuro Terminal CIC Sul, no cruzamento do Contorno Sul com a BR-116 e o Terminal Santa Cândida, situado na região Norte da cidade. Deste total, 3Km ao longo da BR-476 serão em via elevada, e os restantes 19Km subterrâneos.O local de implantação, a partir da BR, será sob a Rua André Ferreira Barbosa, numa extensão de 2Km até a Av. Winston Churchill, e por ela, sob a canaleta do ônibus expresso, até o Terminal Capão Raso; sempre sob a via, seguirá pela Av. República Argentina e Av. Sete de Setembro, até a Praça Eufrásio Correia. A partir da Praça, seguirá pela Rua Barão do Rio Branco e Riachuelo até a Av. João Gualberto e Av. Paraná, até o Terminal Santa Cândida.Estão previstas 22 Estações, espaçadas em média a uma distância de 900,00m.Todas as integrações existentes nos Terminais deverão ser mantidas.
ESTAÇÕES E TERMINAIS
1.Estação CIC Sul -Terminal CIC Sul
2.Estação Nicola Pellanda
3.Estação Pinheirinho - Terminal Pinheirinho
4.Estação Santa Regina
5.Estação Capão Raso - Terminal Capão Raso
6.Estação Hospital do Trabalhador
7.Estação Portão
8.Estação Morretes
9.Estação Santa Catarina
10.Estação Água Verde
11.Estação Bento Viana
12.Estação Osvaldo Cruz
13.Estação Eufrásio Correia
14.Estação Rua das Flores
15.Estação Passeio Público
16.Estação Alto da Glória
17.Estação Juvevê
18.Estação Cabral - Terminal Cabral
19.Estação Holanda
20.Estação Boa Vista - Terminal Boa vista
21.Estação Cidadania
22.Estação Santa Cândida - Terminal Santa Cândida

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